
O Procon de Patos realizou na tarde desta sexta-feira (4), uma reunião com donos de bares e restaurantes, representantes do Sindicato dos Barraqueiros e da AMBEV - Companhia de Bebidas das Américas. O objetivo da reunião foi fechar uma parceria de trabalho, e também, esclarecer quanto a algumas normas de atendimento e fiscalização que serão adotadas durante o São João 2010.
Será obrigatório em todos os estabelecimentos, que haja uma boa visualização dos preços e da cobrança dos 10% do garçom fixados na parede, para que o cliente possa optar na hora de consumir. Também foi definido um prazo de 10 dias para que todos os comerciantes, ambulantes ou não, possam se adequar aos novos padrões de atendimento. Dentre os itens que serão fiscalizados durante o evento está principalmente: a cobrança de preço abusiva e venda de bebidas falsificadas. Dentro do Terreiro do Forró os preços das bebidas serão tabelados e quem desobedecer a norma, será multado. Bares e restaurantes estarão livres de tabelamento, mas terão de fixar de forma clara os preços para o consumidor, o que será obrigatório para todos.
Cristóvão Brasil, representante do Procon estadual, disse que haverá uma unidade do órgão recebendo denúncias dentro do evento.“Iremos ter um ponto de apoio do PROCON na festa e qualquer abuso que possa ocorrer, imediatamente pode ser denunciado”, afirmou.
Para o assessor jurídico do PROCON em Patos, Rubens Nogueira, a reunião foi bastante positiva por ter conseguido sensibilizar os comerciantes, sobre a importância de todos se adequarem as novas normas. “estamos atuando não como órgão exclusivamente de punição, mas de resolução de problemas. Convocamos todos antecipadamente e demos a oportunidade de tirarem dúvidas”, relatou o assessor.
O representante da AMBEV, Fábio Caldas, garante que esse trabalho em parceria com o PROCON e comerciantes, irá beneficiar principalmente os consumidores.
“Quem sairá ganhando em primeiro lugar serão os consumidores. Tentamos ao máximo equilibrar os preços para que não haja nenhum abuso. Também iremos disponibilizar alguns funcionários da AMBEV para contribuir no trabalho de fiscalização dos preços durante o evento”, concluiu.
(HB)