
Após uma audiência pública, solicitada pelo Ministério Público, para discutir as dificuldades enfrentadas pelas apenadas do Presídio Feminino de Patos, a Prefeitura Municipal através da parceria entre as secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social, Procuradoria do Município e Ministério Público, realizou na última quarta-feira (21), o Dia de Cidadania, levando serviços de embelezamento, arte, ginecologia, marcação de exames, atendimento jurídico, entre outros serviços, para o Presídio feminino de Patos. O evento também contou com o apoio das equipes de saúde do Estado e do Município.
Para o prefeito, Nabor Wanderley, a ideia é realizar um trabalho de ressocialização com as apenadas. “A nossa meta é fazer com essas pessoas quando acabarem de cumprir suas penas, possam ser reintegradas a sociedade, tendo em vistas esses serviços de capacitação que também estão sendo oferecidos”, relatou.
A secretária do Desenvolvimento Social, Helena Wanderley, ressaltou a importância do trabalho feito em conjunto, contribuindo para o sucesso do evento. “A intersetorialidade realmente dá certo, pois já observamos isso em outros eventos juntamente com outras secretarias, inclusive com o apoio do Ministério Público. Ficamos felizes de saber que Patos iniciou esse trabalho e que pode servir de exemplo para serem desenvolvidos em outros setores, afirmou Helena.
Já para Nadigerlani Rodrigues, secretária adjunta de Saúde, “nesse primeiro momento iniciamos Um Dia de Cidadania, mas o objetivo é juntamente com as parcerias, implementarmos um dia por semana de atendimento as detentas, revelou a secretária”.
Para concluir, o procurador do município Maurício Alves, o momento é oportuno para resgatar a cidadania dessas pessoas que muitas vezes são abandonadas pelos familiares. “O município está de parabéns por essa iniciativa, e com certeza estaremos dando continuidade outras áreas”.
(HB)